Escolha uma Página

Minha visão sobre computação em nuvem

De forma muito relevante, a maioria dos jovens utilizam seu  momento de lazer para jogar, assistir filmes, séries e aprender sobre algo diferente.Seus arquivos estão na maior parte das vezes em nuvem, acessados pelos computadores e consoles deles. Portanto, são usuários da computação em nuvem. Quando perguntarmos a eles sobre o que é computação em nuvem, será que eles saberão responder?

A nuvem não está somente em grandes empresas, mas também em sua casa. O mercado de Computação em Nuvem cresce muito na área de games. O BNDES divulgou um relatório apontando as tendências a ser exploradas pelos desenvolvedores brasileiros. Neste relatório, cloud gamingdownload digital de jogos e os jogos em SmartTVs são destaque. Ambos são salvos na nuvem, por isso dispensam o uso de mídia ou aparelhos físicos. Torna-se bem mais prático e sustentável, pois qualquer pessoa pode abri-los de qualquer lugar com acesso a internet.

E como fica o meio ambiente?

A sustentabilidade está sendo artigo em pauta pelo mundo todo. No início, começaram a reduzir, reciclar e reutilizar. A partir de então, surgiram maneiras distintas de ajudar a natureza, lâmpadas especiais, paredes verdes, mas muitos não pensam nos resíduos eletrônicos que descartamos frequentemente.

Impressionantemente os resíduos eletrônicos já são 5% de todo o lixo produzido na humanidade. Aproximadamente 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico serão descartados em 2017 no mundo. Isso tudo por causa da vida útil curta dos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Os gráficos são alarmantes, mas como a computação em nuvem pode ajudar?

Cloud computing não auxilia somente na segurança e praticidade, mas também auxilia na diminuição de lixo eletrônico e na economia de energia elétrica, por exemplo. Um estudo, realizado por Accenture e WSP, mostrou que as empresas que aderirem a tecnologia da computação em nuvem podem diminuir, e muito, seus custos e a emissão de carbono na atmosfera. De acordo com eles, as pequenas empresas podem diminuir em 90% a emissão de carbono , e as grandes empresas podem ter uma economia em até 30%.

Como será o futuro?

Acredito que para inovarmos de uma maneira correta, é preciso ser criativo respeitando o meio ambiente. Por este motivo, Cloud Computing é uma invenção que somente auxilia neste processo todo. Não é preciso utilizar tanta matéria prima para a construção de todos os equipamentos e logo depois achar uma forma de descartá-los, já que isto agora é papel dos grandes provedores de Cloud Computing.

O futuro está em nossas mãos, temos as oportunidades em nossas mãos. Portanto, basta selecionarmos  em meio a uma diversidade enorme de invenções, àquelas que mais se assemelham aos conceitos por trás da computação em nuvem, ou Cloud Computing.

Nuvme trabalha pensando em tudo. Ir para a nuvem não vai somente deixar a você e sua empresa mais segura, vai reduzir custos, tornar o acesso mais pratico, e ajudar o meio ambiente.

-Thomas Otte Corrêa

newsletter

Assine Nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos por email