Escolha uma Página

O backup na nuvem, também conhecido como backup online ou cloud backup, tem se firmado no léxico dos profissionais de TI atualmente. Ele veio para favorecer as estratégias de proteção das informações corporativas e, paralelamente, reduzir custos e complexidades no processo.

Você sabe realmente o que é backup na nuvem? Conhece todos os benefícios que uma boa estratégia de backup na nuvem pode oferecer ao seu negócio?

É isso que vamos te ajudar a refletir neste artigo. Continue lendo para entender!

O que é backup na nuvem?

O backup na nuvem é um serviço no qual os dados e aplicativos de uma empresa são armazenados em um servidor remoto. As empresas optam por fazer backup na nuvem para manter os arquivos e dados prontamente disponíveis no caso de falha do sistema, erros dos usuários, ataques criminosos ou desastre natural.

Na prática, o backup na nuvem opera copiando e armazenando os arquivos do servidor interno em um datacenter do provedor de serviços de nuvem. Ele pode ser realizado de maneira automatizada, na periodicidade escolhida, o que diminui a necessidade de intervenção humana e eleva a eficiência.

Uma empresa pode fazer backup de alguns ou todos os arquivos do servidor, dependendo de sua preferência. Os usuários autorizados geralmente fazem backup e restauram seus dados e aplicativos usando o navegador da web ou o painel de controle fornecido pelo provedor.

Em suma, o backup na nuvem é um serviço gerenciado em que toda a infraestrutura e serviços de suporte são administrados completamente pelo fornecedor. Além do backup de dados, o backup na nuvem pode ser combinado com soluções de recuperação de desastres e também pode fornecer uma instância exata de um servidor, desktop ou sistema inteiro.

Quais as vantagens de contar com backup na nuvem?

São muitos os benefícios de um serviço de backup na nuvem. Confira, a seguir, quais são os mais significativos:

Baixo custo

As pequenas empresas não têm orçamentos ilimitados de TI. É importante usar uma solução que faça sentido e não exija um alto gasto de capital.

Na comparação com estratégias tradicionais de backup, o backup online é muito mais barato. Isso porque é possível contratar somente a capacidade necessária e ir escalando conforme o negócio avança e a demanda aumenta.

Em outras palavras, além de custar menos dinheiro inicialmente, o backup online também dá previsibilidade de investimentos.

Acesso a qualquer hora e em qualquer lugar

Ter dados na nuvem permite ter acesso aos dados atualizados a qualquer momento e em qualquer lugar.

Enquanto houver acesso à internet, por meio de um computador ou aplicativo de smartphone, todos as cópias atualizadas dos arquivos estarão prontamente disponíveis. Não há necessidade de ter que viajar com um laptop ou voltar ao escritório para acessar um documento importante.

Prevenção de desastres

É importante manter uma cópia dos arquivos fora do ambiente interno de TI. Mesmo que os arquivos de negócios sejam armazenados em um servidor de arquivos, furacões, inundações, incêndios ou roubos podem destruir os computadores… e os backups.

Manter as informações com cópias atualizadas na nuvem garante que os dados estejam seguros, independentemente do que esteja acontecendo em seu escritório.

Simplificidade

As soluções de backup na nuvem tornaram o gerenciamento e a restauração contínuos muito fáceis. Com apenas alguns cliques do mouse, os arquivos de backup podem ser facilmente encontrados e restaurados.

Automatização

O tempo é uma das razões mais comuns pelas quais as empresas não estão fazendo o backup de seus dados.

O backup na nuvem não requer um compromisso de tempo adicional dos usuários. Os arquivos são copiados para a nuvem de forma automática e contínua, sempre que houver conexão com a web.

Sua empresa já conta com um serviço de backup na nuvem? Faça contato conosco e veja como podemos te ajudar a implementar essa solução!

newsletter

Assine Nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos por email